segunda-feira, 28 de março de 2011

Pianos Steinway

  



Nesse domingo estava assistindo Cultura Documentário sobre a fabricação dos pianos Steinway e Songs fabrica fundada por um imigrante alemão Henry Engelhard Steinway num galpão em Manhattan, Nova York. Que hoje são fabricados cinco mil por ano ( de cauda e vertical) é o único ainda fabricado de modo artesanal.
Fiquei encantada pois comecei ter aula de piano ( três aulas só), e me deparei com esse documentário mostrando cada etapa de como fazer um piano ( e que piano) do encurvamento, a colocação do ferro, da pintura,da afinação,engraçado é que os funcionários (a maioria) falaram que quando chegaram na fábrica  não sabiam nada sobre piano e hoje vivem dele e se orgulham quando vêm um ( principalmente se for no Carnegie Hall), porque eles sabem do trabalho que é fazer um, a importância e o nome desse piano.
Cada piano fala com um pianista de uma forma diferente, depende também de como você acorda triste, alegre,tudo isso vai transmitir na música. Para mim o piano é um dos instrumentos mais bonito que existi, ele conseguiu sobreviver aos anos, não perdeu sua beleza, não gosto de tratar a música como algo místico que  pode transformar o mundo, porque ela também é racional, tem sua história, um estudo, no entanto não posso negar que ela fascina e emociona.
Assistindo vendo os depoimentos ficava claro de como tudo é detalhado, pois é nunca pensei que talvez dez centímetros ali ou aqui podem mudar todo som, e quando os pianistas profissionais foram escolher tocaram até achar aquele que falava com ele, a sensação que ele queria passar... eu como leiga admirei e espantei com a magnetude do instrumento que escolhi.O que me fez apaixonar ainda mais.
Fabricação de um piano Steinway


Para saber mais sobre os pianos Steinway  clique nos links.
http://www.gluckpianosbrazil.com/steinwaysons.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Steinway_%26_Sons

Nenhum comentário:

Postar um comentário